Consumidores já começaram a
apontar problemas e golpes na edição deste ano da 'Black Friday', que começou à
0h desta sexta-feira (29).
O site de reclamação 'Reclame
Aqui' diz que as três empresas que lideram a lista de queixas feitas nesta
sexta superaram sua média diária de reclamações em apenas seis horas de 'Black
Friday'. "O número desta madrugada já é três vezes superior à média de
reclamações que a loja online recebeu por dia em 2013", apurou o Reclame
Aqui.
Os cinco sites que receberam mais
reclamações, da meia-noite às 12 horas desta sexta-feira foram: Extra, Ponto
Frio, Casas Bahia, Americanas e Submarino. A lista pode ser acessada no
endereço http://blog.reclameaqui.com.br/.
SITE | Número de reclamações* | Média de queixas por dia em 2013 |
---|---|---|
Extra.com.br | 646 | 53,6 |
Ponto Frio | 566 | 47,5 |
Casas Bahia | 256 | 32,8 |
Americanas.com | 602 | 44,2 |
Submarino | 418 | 31,3 |
Reclamações feitas da meia-noite
às 12 horas desta sexta-feira
Procurados, os sites
www.extra.com.br, www.pontofrio.com.br e casasbahia.com.br reiteraram que
"as ofertas divulgadas na promoção Black Friday são legítimas".
Americanas e Submarino não quiseram comentar.
Tanto no Reclame Aqui, quanto nas
redes sociais, é longa a lista de apelidos que o evento recebeu: "Black
Fraude", "Black Fria", "Friday Fiasco" e "Black
Mentira", sempre em alusão à "maquiagem" de preço.
No site de reclamações, internautas
denunciam lojas que aumentaram os preços dos produtos para, ao aplicar um
desconto durante a 'Black Friday', este parecer maior, a chamada
"maquiagem", golpe amplamente denunciado na edição do ano passado.
Em uma das reclamações, o
consumidor diz que acompanhou o preço de uma impressora ao longo da semana e
que, ao procurá-lo hoje, o preço havia sido inflado e, depois, dado um
desconto. "Black Friday Superfaturada", diz ele.
Lojas de produtos de beleza também
estão sendo denunciadas. Consumidores que checaram os preços na quinta-feira,
momentos antes da 'Black Friday', dizem que os itens tiveram seus preços
elevados e, depois, receberam um desconto.
Outros consumidores reclamam de
falhas no sistema de cobrança das lojas do e-commerce, que, por exemplo, não
inclui o desconto anunciado no preço final do produto assim que o consumidor
finaliza a compra. Lentidão e sites 'fora do ar' também estão entre os
problemas apontados.
O Procon-SP diz que já está reunindo
reclamações dos consumidores e deve, até o final do dia, publicar um balanço
das denúncias
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